Acesso SSH simplificado


Aprenda como é possível otimizar os acessos remotos através da conexão SSH


Como usar ~/.ssh/config

Olá navegantes. Este artigo apesar de simples acredito ser útil e mostra como usar o arquivo ~/.ssh/config para otimizar acesso remotos via ssh. Como muitos de vocês, eu gerencio servidores de meus clientes remotamente e quero fazer isso do meio mais rápido possível.

Costumo usar script bem simples em shell script para acessar meus clientes por um nome curto e mais pratico, mas descobri hoje que o próprio ssh faz isso e com algumas vantagens.

As configurações

Para facilita o acesso a um cliente com host firewall.server.subdominio.dominio.com.br, edite o arquivo  ~/.ssh/config e insira as seguintes configurações:

Host cliente
    Hostname firewall.server.subdominio.dominio.com.br
    User root
    Port 22

Altere o nome do host como desejar e salve o arquivo.

Agora, para acessar o cliente, apenas digite:

# ssh cliente

Simples.O parametro User inserido no arquivo é particularmente útil, uma vez que permite executar o comando ssh com um usuário não administrativo e mesmo assim obter acesso root no computador remoto.

Para os impacientes

Dá para deixar o acesso ainda mais rápido. Eu instalei no meu notebook de trabalho com Ubuntu 12.04 o Gnome Shell 3  (o Unity continua acessível no momento do login, como opção). Depois instalei Gnome Shell Extension e a extensão  SSH Search Provider.
Com isso, os hosts inseridos no ~/.ssh/config ficam integrados a busca do Gnome Shell.

SSH Search Provider
Acesso SSH mais rápido pelo Gnome Shell 3

Preciso apenas digitar o nome defino com o parâmetro Host, no caso, cliente e pronto, SSH aberto, como root e, como uso chaves para autenticação, já devidamente logado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *