Criando Virtual Host no Apache : Simples Assim


Conheça o programa Vhost e crie um VirtualHost de forma simples e rápida na plataforma Linux


A nossa dica de hoje é pra você (que assim como eu), muitas vezes durante o desenvolvimento de um projeto, decide um criar um Virtual Host no Apache para simplificar as coisas.
Sabemos que não é nenhum bicho de sete cabeças, mas tenho certeza que você vai concordar comigo numa coisa : é um serviço chato de fazer.

Pensando nisto, eu e um amigo decidimos criar algo ,ou melhor, um programa que fizesse esta tarefa pra gente de modo simples e rápido : VHost.
Neste pequeno tutorial, apresentaremos à vocês esta ferramenta. E pra começar, ressaltamos que para utilizá-la existe um pré-requisito : Você precisa ter o Java (JRE) instalado.

Se você ainda não têm, segue abaixo um link que te ensina obtê-lo :

http://wiki.ubuntu-br.org/

Com ele (JRE) instalado, faça o seguinte :

1º – Clique aqui e faça o download do VHost.

2º – Após baixá-lo,descompacte-o você terá em mãos um arquivo (VirtualHost.jar). Clique com o botão direito do mouse e escolha a opção abrir como, e em seguida escolha o Java para executá-lo.

A primeira tela que você verá será a seguinte :

Você deverá informar sua senha de usuário do sistema (não precisa ser a senha do root).

3º – Feito isto, verá terá acesso a seguinte tela :

Nela, podemos observar no seu canto esquerdo uma lista com todos os Hosts já existentes no Apache, e do outro lado na parte superior, temos alguns botões que possuem as seguintes funções :

Adicionar novo Host;
Remover um Host;
Recarregar o Apache;
Botão para ir direto ao browser, visualizar o Host que estiver selecionado;
E por fim, um botão com os créditos do programa.

Logo abaixo dos botões, dividimos as tarefas em 3 partes : Configurações Básicas (que já é o suficiente para criarmos um Virtual Host), Logs, Configurações Avançadas ( IP, Portas, Alias) e Detalhes (área para adicionar outras opções no arquivo de configuração do Virtual Host).

No primeiro campo (Domínio), insira o endereço que sua aplicação terá no servidor local, exemplo : vhost.local , e no campo abaixo, selecione o diretório aonde a mesma se encontra, exemplo : /var/www/vhost .
Estas informações já seriam suficientes para criamos o Virtual Host, mas como já mencionei acima, ainda temos a opção de :

Apontarmos um caminho tanto para os logs de acesso à sua aplicação, como para os logs de erro da mesma.
Definirmos um IP diferente do default (127.0.0.1) e uma outra porta também diferente da padrão (80), além de podermos adicionar um outro alias (apelido) para nossa aplicação.
Vale lembrar, que o VHost já cria automaticamente um alias pra gente, inserindo o “www” na frente do nosso domínio escolhido.

E mais abaixo, temos uma caixa de texto onde você poderá informar outras opções ao Apache. Para mais informações sobre estas, visite o site do Apache e veja na documentação.
http://httpd.apache.org/docs/current/vhosts/examples.html

Agora, basta clicar no botão salvar, e você receberá a informação de que seu arquivo foi criado com sucesso, porém, para ativá-lo, será necessário recarregar o Apache.

Observe na imagem acima, que o terceiro botão na parte superior mudou de cor, ficando com uma parte “em vermelho” , só para nos lembrar que precisamos clicar nele para finalizarmos o processo.

Após clicarmos no botão, veremos a exibição da seguinte informação : Configurações Ativadas. Agora é só clicar no botão para visualizar no browser a sua aplicação rodando através de uma requisição feita pelo domínio que acabamos de criar.

No meu caso, criei um arquivos chamado ‘index.php’, e nele invoquei a função ‘phpinfo()’, que exibe as configurações do meu ambiente local.

E é isso aí. Espero que este programa possa te ajudar da mesma forma que me têm feito.

Grande abraço e até a próxima.

 

 

2 comentários em “Criando Virtual Host no Apache : Simples Assim”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *